Entendemos o “espaço físico” como um elemento potencialmente estruturante e facilitador das aprendizagens, logo a funcionalidade e a estética, a par com a higiene e a segurança são preocupações sempre presentes na nossa prática educativa.
A arquitetura dos espaços, cuidadosamente pensados e desenhados, garante interligações a favor das relações, da autonomia, da exploração, da curiosidade, da comunicação e do conforto.
Proporcionamos um ensino diferenciador, personalizado, que coloca o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem, sendo o professor um orientador e facilitador do mesmo.
Pretendemos estimular a capacidade de pensar, questionar e resolver problemas e não apenas a capacidade de armazenar conteúdos programáticos.
Queremos alunos motivados, entusiasmados e confiantes nas suas competências e potencialidades.
Proporcionamos diferentes momentos de comunicação/apresentação de trabalhos/ projetos/ descobertas/ experiências aos colegas, respeitando as características individuais e o ritmo de cada criança, sem deixar por isso de as incentivar e estimular a experimentarem e a confiarem em si próprias, apoiando-as nos momentos em que algum nervosismo e inexperiência lhes criem dificuldades. O desenvolvimento da inteligência emocional será uma competência crítica no seu futuro.
Entendemos que o Inglês, língua universal, deve fazer parte do dia-a-dia dos nossos alunos para ser aprendido com naturalidade e sem esforço. Assim, há um reforço desta área curricular/ disciplina nos diversos anos de escolaridade.
O Trabalho de Projeto, o Teatro e a Filosofia aparecem como áreas alicerçantes do nosso Projeto Educativo, cumprindo a estimulação e desenvolvimento de capacidades essenciais no futuro dos nossos alunos.
Trabalhamos a Formação Cívica transversalmente no quotidiano do Colégio porque é vivenciada e co-construída pelos nossos alunos.
Colégio Verde Água do 1.º ao 3.º ciclo.